Carolina Carazza Psicóloga – Um pouco sobre meu trabalho

Carolina Carazza
Psicóloga Clínica
CRP-04/44601

Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ

Dedico-me exclusivamente à Psicologia Clínica. Desde que me formei, estudo Psicologia Analítica com autoridades na área, além de ser supervisionada e vivenciar meu processo por via da análise pessoal nessa mesma abordagem. Tenho uma experiência diversa em atendimentos clínicos, visto que trabalhei alguns anos em clínicas populares, atendi planos de saúde cuja demanda era muito grande, e desde que me formei realizo atendimentos particulares online também. Tenho muitas horas (mais de duas mil horas) de prática clínica orientada pela abordagem Junguiana e estudo em minha área de atuação. Mas considero-me sempre uma eterna iniciante aprendiz. Hoje realizo apenas atendimentos particulares para a faixa etária adulta.

No momento, meu processo de análise pessoal é vivenciado sob a facilitação de Doriane Demuth (Psicóloga Junguiana residente e registrada na Alemanha). Participo atualmente do programa de supervisão (grupal e individual) de Marisa Gaspar, psicóloga membro analista IJRJ / IJB / IAAP.  Participei por 2 anos de supervisão grupal orientada por Rafael Rodrigues (Solução Ativa, membro analista IJEP) e por 3 anos supervisões individuais com Hellen Reis Mourão . Também por 2 anos fui membro participante do “Grupo de Estudos Psicologia Analítica”, sob coordenação e orientação do professor Walter Melo Júnior (UFSJ). E também fui aluna do Curso de Extensão “Jung e Arte”, 2021, UFSJ. Sempre que possível, estou presente em Congressos online e presenciais.

Formei-me como Multiplicadora da Ciência do Início Vida (CIV) – 2018,  com Dra. Eleanor Luzes, médica, psiquiatra e Analista Junguiana há mais de 30 anos, que desenvolveu uma nova ciência sobre a Psicologia pré-natal, dando atenção especial à pré-gestação, gestação e os 3 primeiros anos de vida. Proporcionando assim, um conhecimento sobre como esta fase da vida é importante na formação de nossa personalidade. Sou formada em Renascimento pelo Instituto Rebirthing Breathwork International, e mesmo não usando essa técnica em minha prática clínica, o estudo corporal e psicológico da mesma contribuiu imensamente para minhas observações. Também tenho certificação pelo Instituto de Nutrição, a partir do trabalho da professora Doutora Danielle Rocha, cujo aprofundamento na fisiologia humana a partir desta área, amplia minha visão sobre a relação entre corpo e mente e vice-versa. Jung cita em alguns livros a importância do Psicólogo ter conhecimento sobre a fisiologia, uma vez que serve para diferenciar muitos fenômenos.

A partir de tudo isso, e de outras experiências pessoais, bem como a partir do encontro com minha atual supervisora Marisa Gaspar, percebi o quanto minha prática clínica foi naturalmente sendo direcionada ao estudo e análise da influência dos Traumas Precoces na Psique. Aqui eu esclareço que o corpo faz parte disso, e que traumas precoces são todos aqueles causados pelas necessidades básicas não atendidas desde a gestação e começo da infância, juntamente com os grande traumas causados por abusos e outros tipos de violências. Sou extremamente grata por todo meu percurso até aqui. 

Olhando para trás vejo o quanto me dediquei de acordo com minhas possibilidades numa vida cheia de dificuldades, dei meu melhor de acordo com cada momento. Sinto que minha verdadeira faculdade foi a própria vida e a prática clínica fora do ambiente acadêmico. Sei que alguns equívocos fizeram parte dessa jornada clínica, mas também sei que de alguma forma todos eles fizeram sentido. Cada erro foi memorizado e intencionado a uma direção melhor quando eu não pude mais contribuir, mas também foi corrigido quando ainda estava a meu alcance. Muitas vitórias fizeram e ainda fazem parte. E pra mim, a verdadeira vitória é de cada um que eu acompanho e que se dedica ao seu processo; e que também tem coragem de continuar até chegar em um momento em que reconhece como profunda e verdadeira a expressão: “vale muito a pena”!

Busco ter uma atitude de respeito genuíno com cada pessoa que me procura. De acordo com a estrutura de cada um, eu acredito no potencial de mudança do ser humano, quando o mesmo a deseja. A busca, o desejo de melhorar e a abertura que cada um dá a si mesmo para isso, são fundamentais.  

Caso queira ser atendido por mim, eu realizo atendimentos online para pessoas de todo o Brasil, e também para brasileiros que moram no exterior.  

Para agendar sua Entrevista Inicial entre em contato pelo whatsapp: 32 9 8847-2979.

Saiba mais sobre a experiência de outras pessoas com a psicoterapia através do meu trabalho, visite a página “Depoimentos” deste mesmo site, e visite também meus perfis no Google e Doctoralia:

https://carolina-carazza-psicologa-sao-joao-del-rei.negocio.site/?m=true

https://www.doctoralia.com.br/carolina-carazza/psicologo/sao-joao-del-rei#tab=profile-reviews